Paginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A ATUAÇÃO DO PIBID GEOGRAFIA NA REGIÃO DO ALTO OESTE POTIGUAR

Atualmente, o Subprojeto Disciplinar de Geografia PIBID CAMEAM/UERN trabalha as ações do programa atuando nas Escolas Estaduais “Dr. José Fernandes de Melo” e “Profa. Maria Edilma de Freitas”, ambas sediadas em Pau dos Ferros (RN). Contando com uma equipe constituída por 01 (um) coordenador de área, 04 (quatro) professores supervisores e 20 (vinte) licenciandos. As orientações das atividades ocorrem em reuniões ordinárias no seio da universidade, na sala do PIBID/CAMEAM, bem como no Laboratório de Ensino de Geografia. Os alunos planejam as atividades a serem realizadas, de acordo com o plano de trabalho do Subprojeto e os supervisores acompanham e orientam-nos nas atividades, propiciando a dinâmica de esclarecer para todo o grupo envolvido as melhores estratégias de ações e intervenções a serem desenvolvidas na escola. Nesse sentido, as ações são acompanhadas na escola não somente pelo coordenador, mas também pelo supervisor que solicita nas reuniões posteriores as avaliações e síntese e registro do desenvolvimento das ações. O trabalho desenvolvido nas escolas objetiva melhor qualificar a formação dos discentes do curso de Geografia, buscando na prática a construção do aprendizado da licenciatura, não somente dos conhecimentos específicos, mas propiciar a interlocução das atividades com o meio em que o aluno está inserido. O referencial teórico-metodológico para orientar as intervenções, bem como a prática de pesquisas dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, dentre outros se fundamenta em Cavalcanti (1999); Callai (2013). Além disso, são formulados os conteúdos, desenvolvidas oficinas didático-pedagógicas, com produção de material auxiliar ao processo ensino-aprendizagem, tais como: cartilhas, mural de cartazes, seminários temáticos, jogos pedagógicos, seguindo olhar metodológico de Pontuschka & Oliveira (2006) - utilizando os conteúdos abordados em sala de aula, além de estudo sobre a realidade da comunidade do entorno da escola, socializando as atividades do semestre. O resultado destas ações és satisfatório, pois os envolvidos começam a perceber a mudança da Geografia como possibilidade de leitura e análise interpretativa da realidade socioespacial. Permite também fazer relações entre escola e comunidade, indivíduo e sociedade e escola e universidade - interações basilares na compreensão e construção complexa do ser professor de Geografia na Educação Básica. Percebe-se uma maior integração entre a escola e a universidade e o aumento do interesse pela geografia no entendimento da dinâmica do mundo contemporâneo. De modo especial, o subprojeto abre novas perspectivas para os licenciandos refletirem sobre o papel social que o educador deve assumir enquanto ser intelectual e sujeito social na sociedade contemporânea.

Dr.Cícero Nilton Moreira da Silva
Coordenador de área 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

I Seminário Internacional de Tecnologia e Ensino-SEMITE, dias 20 e 21 de Novembro de 2015





- Apresentar práticas exitosas, envolvendo criatividade e inovação de interesse nacional e internacional que promovam a boa utilização da tecnologia no ensino.

Objetivos específicos:

- Divulgar experiências de utilização de meios tecnológicos e inovação em vários níveis de ensino e áreas curriculares;

- Apresentar resultados de pesquisas sobre tecnologia e ensino;

- Evidenciar as boas práticas de ensino brasileiras e estrangeiras;

- Proporcionar espaços de debate que levam à reflexão sobre modelos de integração das tecnologias no ensino.

Áreas temáticas:

- Ensino, educação e tecnologia;
- Inovação, criativa e tecnologia;
- Grupo de Educadores do GEG Pau dos Ferros;
- Formação de professores em tecnologias;
- Tecnologia e sucesso educativo;
- Software educativo e recursos digitais;
- Projetos educativos e tecnologias.

Realização:
Projeto Pós Doutoral “Tecnologias na Aprendizagem da Língua Portuguesa: mapeamento de recursos digitais e boas práticas no Brasil e em Portugal”.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) | Campus Avançado Profa. Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM)
Departamento de Educação (DE) | Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE)

Promoção:
Grupo de Educadores do GEG Pau dos Ferros - Lançamento
Grupo GEPPE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem

Apoio:
Programa BALE – Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas
Grupo de Trabalho Regional de Iniciativa para Inovação e Criatividade na EB/MEC
Acesse: http://semite.weebly.com/

I Congresso de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas




É com enorme satisfação que a Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Evolução anuncia a realização do I Congresso de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas, bem como a II Semana Interdisciplinar de Iniciação Científica,nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2015, na cidade de Pau dos Ferros - RN, na sede da Unidade de Ensino Evolução.

Essa primeira edição tem como tema principal "Diversidade e Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas", definido a partir das reflexões e discussões da comissão organizadora e científica, motivado também pela necessidade da intensificação e aprimoramento dos métodos e técnicas de pesquisa na Instituição e região.

O evento terá na sua programação palestras, mesa redonda com tema: “Inclusão educacional sob a perspectiva da diversidade”, publicação de resumos em anais com ISSN e apresentação de trabalhos nas modalidades de comunicação oral e pôster. A submissão dos trabalhos deverá acontecer até o dia 06 de novembro de 2015.

O Congresso pretende reunir pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de ciências sociais e humanas voltadas para a Administração, Direito, Psicologia, Pedagogia, Sociologia entre outras.

A realização do congresso visa incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para as ciências sociais e humanas no contexto contemporâneo. Portanto, sejam todos bem vindos. 

Acesse: http://www.conpecs.blogspot.com.br/p/o-evento.html

Texto publicado no site do evento. 

Aluna produz texto sobre o projeto Enem na Escola Estadual Maria Edilma de Freitas

       No dia 13 setembro de 2015 iniciou-se na Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas um projeto desenvolvido pelos bolsistas do PIBID de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN na qual ministraram para alunos da 3º série do ensino médio aulas preparatórias para o Enem. Nos encontros, eram passados assuntos diversos relacionados à disciplina de Geografia e atualidade. 
       Na primeira aula foi discutido sobre diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade, no final, foi passado um texto dissertativo/argumentativo sobre o assunto trabalhado. Nas aulas seguintes, assuntos como formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado, como também características e transformações das estruturas produtivas, foram trabalhados com a participação dos alunos.
        Após as aulas, os bolsistas passaram um simulado com trinta questões semelhantes com as questões do Enem com todos os conteúdos que foram estudados durante todas as aulas. O objetivo era “treinar” os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio, de modo que os mesmos conseguissem organizar o tempo durante a prova e reforçar ainda mais os conhecimentos adquiridos.

       Portanto, é notório que as aulas ministradas foram de fundamental importância para nós alunos que íamos fazer o Enem, pois conseguimos aprender conteúdos que seriam primordiais para responder a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 Ana Paula Vilaça
3° do Ensino Médio
Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bolsistas tem trabalho aceito no I-Seminário PIBID do Nordeste

Esse subprojeto tem sido destaque nos eventos estaduais, nacionais, e regionais de ensino que vem participando. Dessa vez, mais bolsistas mostram capacidade e compromisso com a educação de nosso país, Josivania Peixoto e Alisson Jarbas sob as orientações dos professores Dr.Cícero Nilton e Dra.Tereza Vasconcelos tem trabalho aprovado no I-Seminário PIBID do Nordeste. Parabéns a todos pelo dedicação e compromisso. Nos orgulhamos do desempenho de vocês. 




A Escola Estadual Maria Edilma de Freitas em parceira com o PIBID/GEOGRAFIA realiza projeto Enem

Os bolsista atuantes na Escola Estadual Maria Edilma de Freitas realizaram o projeto Enem 2015. A atividade é uma das ações do subprojeto, que em parceria universidade/escola buscam fomentar as práticas docentes no âmbito da geografia escolar. 
Os bolsistas envolvidos desenvolveram um árduo trabalho em equipe a fim de trabalhar com os alunos da escola os conteúdos referentes a Ciências  Humanas e suas Tecnologias abordados na prova do Enem. O projeto se desenvolveu em cinco encontros, aonde de forma didática era abordado a carga teórica e posteriormente era trabalhado  questões  de provas anteriores, no ultimo dia foi aplicado um simulado com diversas questões, em que os alunos demostrarão maturidade, domínio de conteúdo e de tempo.  






Bolsista recebe homenagem em blog após participar de evento nacional de educação

A bolsista Vandygna Emiliana Chaves da Silva recebeu homenagem em um dos blogs de sua cidade, após participar de evento nacional de educação. A matéria também presta homenagem a estudante de Direito Karla Joelma. Veja o texto na integra: 


DOIS CORAÇÕES E UMA HISTÓRIA DE LUTAS E DESAFIOS



 

 A liberdade de serem vocês mesmas 
Não as conheço pessoalmente,mas vou arriscar algumas palavras para falar da admiração que tenho por estas duas mulheres que quando escrevem nas redes sociais,são muito coerentes e sempre atingem o objetivo que é de alertar o povo,sem contar que são duas estudantes e trabalhadoras ,buscando seu espaço na vida profissional e Karla que é mãe e desempenha com maestria este lado materno.
Expondo um pouco sobre liberdade, muitos a entende como o ato de poder ir e vir onde quiser, profetizar a fé que deseja, torcer para o time que gosta, votar no candidato que acredita e mesmo pensar no que quiser e se esforçar para que os sonhos se torne realidade.
Então, distorcemos a palavra liberdade, tendo ela o conceito de parceria e pagamento do preço injusto que outros desviaram, que outros votaram, que outros escolheram. Não sendo então preciso gostar de pão, para comer o pão que o diabo amassou.
A liberdade de serem  vocês mesmas  apenas acontece quando se é honesta, transparente e não possui cúmplice para as enormes falcatruas, chegando com seus próprios méritos onde estiverem.
Agora, quando se cresce por debaixo dos panos, nunca se está realmente sozinho; e ainda que fique rico demais, poderoso demais e se sinta o grande superior entre os outros, mesmo com toda sua esperteza, sempre terá um ou vários cúmplices que participaram da mamata, onde não há inocentes e assim todos são corruptos, rebentando a corda do lado do mais fraco.
Pois, vocês tem a liberdade de serem vocês mesmas, pensam a partir dos seus  princípios, não dependem de cargos comissionados, de venderem seus votos; mas sim, conquistarem seus espaços com boa educação, serem concursadas, honestas, autônomas e principalmente corajososas para abrirem os olhos e verem  além das aparências, das idolatrias, dos favorecimentos, das crendices etc.
Às vezes, questionamos o motivo de passarmos por tantos problemas e por caminhos tão cheios de espinhos, mas estão começamos a entender também porque devemos aprender a esperar mesmo em meio às lutas. Lá na frente vamos  perceber que Deus não nos esqueceu e que no tempo dele tudo é melhor. Deus nos coloca em algumas situações de forma pedagógica, ou seja, Ele usa as situações e as circunstâncias para nos amadurecer e também para passarmos a confiar mais nele do que em pessoas, políticos ou na tecnologia.
Vocês sempre postam que a “ Família, benção indescritível, presente raro” e é  tudo que vocês  precisam para serem quem  realmente são.
A felicidade está em agradecer pelo que possuímos, e vocês fazem isto,ao invés de lamentarem  pelo que ainda não alcançaram.
Agradecem  pela saúde, pela paz, pelo trabalho, pela partilha, pelas conquistas e pelas derrotas; enfim por todo o aprendizado, dividido e compartilhado com seus familiares. Razão pelos quais, são felizes.
No que poderia ser melhor, comprometem-se em tentar de novo; sabendo que as perdas fazem parte do processo e do aperfeiçoamento para uma vitória mais sólida.
E em relação às vitórias, dão mais sinceros agradecimentos a Deus e a todos que compartilharam e   as ajudaram nestas conquistas.
Somos felizes quando somamos as vitórias, diminuímos as derrotas, dividimos os aprendizados e multiplicamos as lutas.
Parabéns a estas duas mulheres  vieirenses de fibra e sucesso pleno nos seus projetos,Vandygna na área de humanas e Karla Joelma na área jurídica

Assim, com muito amor; sempre terão um saldo positivo.
Texto publicado pelo blog Verdade Vieirense