Paginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

AULA: ÁSIA O BERÇO DAS MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO

PLANO DE AULA
TEMA: ÁSIA O BERÇO DAS MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO
Objetivos Gerais: As religiões compõem um agregado de adeptos em todo o mundo. Sendo que as principais religiões surgiram no continente asiático, sendo elas o cristianismo, islamismo e o hinduísmo. Informar o aluno sobre as religiões e fundamental dentro da Geografia. A discursão e necessária sobre o tema, aonde deve ser abordada as questões elementares que geram o conflito a partir das disputas por território entre as civilizações religiosas.


Objetivos Específicos:
1.      Estudar a origem das três principais religiões da Ásia;
2.      Conhecer a historia do cristianismo;
3.      Discutir as instituições cristãs, e o motivo de sua separação (Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e as varias igrejas protestantes);
4.      Refletir sobre os movimentos reformistas;
5.      Conhecer a religião islâmica e sua fundamentação;
6.      Abordar os conflitos no oriente médio, por causa da religião;
7.      Compreender a religião hinduísta;
8.      Estudar o sistema de castas presente na Ásia;
Justificativa: A religião cristã se afirma como sendo a verdadeira. Cabe a escola e ao professor mostrar para os alunos que ele está inserido dentro de uma diversidade cultural, e que o país que ele vive predomina determinada religião em virtude de um contexto que o mesmo precisa ser informado. Informar sobre a diversidade cultural deve ser um principio do professor afim de tornar o aluno um cidadão critico reflexivo.
Duração: 50 minutos/ 1 aula
Recursos Metodológicos:
·         Quadro negro;
·         Lápis de cor;
·         Papel madeira;
·         Pincel;
·         Cola;
·         Papel A4;
 Metodologia: Exposição oral do assunto, envolvendo o aluno na discursão. E para um melhor aproveitamento da temática, realizar a produção de cartazes sobre as religiões. A partir de uma dinâmica, em que eles terão de reconhecer as principais características das religiões, e montar os cartazes já com o tema especifico, apenas somando caraterísticas.

Referencia: Livro didático, p. 136.