Paginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

AULA INALGURAL: Apresentação das Pibidianas Vandygna e Alessandra

Plano de Aula
Tema: Apresentação dos Pibidianos
Objetivos Gerais:
·         Apresentar os bolsistas e o programa PIBID aos respectivos alunos da Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas
Objetivos Específicos:
·         Fazer a diferenciação entre bolsista PIBID e estagiário
·         Ressaltar a importância do Programa PIBID
·         Mostrar a relação existente entre a escola e a universidade por meio do PIBID
·         Conhecer melhor o espaço escolar e seus respectivos alunos
·         Realizar trocas de informação e conhecimentos, entre outras coisas


Justificativa:
A necessidade de aproximar e de estabelecer relações harmoniosas entre os bolsistas do PIBID e os alunos da escola, faz com que, se torne necessário uma apresentação formal e ao mesmo tempo descontraída em sala de aula, juntamente com a professora supervisora Lediane Leite Praxedes que atuará como uma ponte de ligação entre os indivíduos acima citados.
Duração: 50 minutos/ 1 aula
Recursos Metodológicos:
·         Papel A4
·         Canetas/Coleções de Cor
·         Projetor
·         Fita Gomada
Metodologia:
            Para iniciar, nos apresentaremos diante de toda a sala de aula, dizendo nossos nomes e falando um pouco da nossa vida pessoal e acadêmica, posteriormente, daremos inicio a dinâmica de entrosamento, que tem o objetivo de fazer com que nós possamos nos conhecermos melhor. 
A dinâmica acontecerá, de forma geral, por meio da apresentação de desenhos; os materiais utilizados serão: uma folha A4 para desenho e lápis colorido ou canetas hidrocor para cada participante. Após a distribuição dos materiais da dinâmica, o animador explica o exercício, onde cada participante terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:
- Quem sou eu?


Em seguida os participantes desenham sua resposta, elencando coisas que lhes representam. A apresentação dos desenhos será feita em plenário, em voz alta para toda a turma. Caso dê tempo, passaremos um pequeno vídeo (duração de 7:35) com uma reflexão escrita por Willian Shakespeare denominada por ‘’Um dia você aprende que...’’. Posteriormente, comentaremos sobre a dinâmica e a reflexão.