Tema: Apresentação dos Pibidianos
Objetivos Gerais:
· Apresentar os bolsistas e o programa PIBID aos respectivos alunos da Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas
Objetivos Específicos:
· Fazer a diferenciação entre bolsista PIBID e estagiário
· Ressaltar a importância do Programa PIBID
· Mostrar a relação existente entre a escola e a universidade por meio do PIBID
· Conhecer melhor o espaço escolar e seus respectivos alunos
Justificativa:
A necessidade de aproximar e de estabelecer relações harmoniosas entre os bolsistas do PIBID e os alunos da escola, faz com que, se torne necessário uma apresentação formal e ao mesmo tempo descontraída em sala de aula, juntamente com a professora supervisora Lediane Leite Praxedes que atuará como uma ponte de ligação entre os indivíduos acima citados.
Duração: 50 minutos/ 1 aula
Recursos Metodológicos:
· Papel A4
· Canetas/Coleções de Cor
· Projetor
· Fita Gomada
Metodologia:
Para iniciar, nos apresentaremos diante de toda a sala de aula, dizendo nossos nomes e falando um pouco da nossa vida pessoal e acadêmica, posteriormente, daremos inicio a dinâmica de entrosamento, que tem o objetivo de fazer com que nós possamos nos conhecermos melhor.
A dinâmica acontecerá, de forma geral, por meio da apresentação de desenhos; os materiais utilizados serão: uma folha A4 para desenho e lápis colorido ou canetas hidrocor para cada participante. Após a distribuição dos materiais da dinâmica, o animador explica o exercício, onde cada participante terá que responder, através de desenhos, à seguinte pergunta:
- Quem sou eu?
Em seguida os participantes desenham sua resposta, elencando coisas que lhes representam. A apresentação dos desenhos será feita em plenário, em voz alta para toda a turma. Caso dê tempo, passaremos um pequeno vídeo (duração de 7:35) com uma reflexão escrita por Willian Shakespeare denominada por ‘’Um dia você aprende que...’’. Posteriormente, comentaremos sobre a dinâmica e a reflexão.