Escola Estadual Profª. Maria Edilma de Freitas
Profª. Supervisora: Lediane Leite
Praxedes
Bolsistas PIBID: Brenda Juliany Souza Barbosa de
Freitas; John Lennon da Costa
Série: 2º Ano Matutino.
Duração da Aula: 2h/a.
PLANO
DE AULA:
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS PIBIDIANOS E DO
PIBID/Subprojeto-Geografia
I. Objetivo Geral:
ü Apresentar
o Programa PIBID aos alunos da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual
Profª. Maria Edilma de Freitas/Pau dos Ferros- RN, bem como também propiciar a
integração entre bolsistas e alunos.
II.
Objetivos Específicos:
ü Compreender
a diferença existente entre bolsistas PIBID e ESTAGIÁRIOS;
ü Ressaltar
a importância do PIBID/GEOGRAFIA no processo de ensino-aprendizagem;
ü Mostrar
a relação entre Universidade e escolas da rede básica de ensino, por intermédio
do programa;
ü Propor
uma relação íntegra entre bolsistas e alunos, com objetivo de maior aproximação
e interação entre ambos;
III.
Justificativa:
É
pensando na realização do PIBID/GEOGRAFIA e do cumprimento dos seus objetivos e
contribuição para com o ensino de Geografia, a educação básica e de nossa
formação inicial e continuada que parte a necessidade de conhecer a
complexidade escolar e aproximar os alunos da rede pública de ensino às
universidades e a sua capacidade de produzir novos conhecimentos e metodologias
de ensino, mas, antes disso, a capacidade de pensar por si próprio. Conhecer previamente
o programa e participar ativamente dele, durante sua execução, é uma forma de
presenciar que ainda existem aqueles preocupados com as necessidades,
empecilhos e possibilidades da nossa educação pública brasileira. E para darmos
início as atividades é necessária a apresentação formal em sala de aula
juntamente com o auxílio da professora supervisora.
IV. Recursos Utilizados:
ü Projetor
de multimídia; slides; imagens; quadro branco; lápis de quadro etc.
V.
Metodologia:
Inicialmente
serão apresentados os bolsistas PIBID, bem como o programa, fazendo uso de
algumas imagens de atividades realizadas anteriormente no PIBID durante o ano
de 2014. Realizaremos duas dinâmicas como forma de propiciar a interação e o
envolvimento entre os bolsistas e os alunos. A primeira dinâmica se fará por
meio do reconhecimento do espaço da sala de aula. Serão escolhidos dois alunos
para que se retirem da sala de aula e quando retornarem identificarão quais
objetos ou pessoas presentes na sala de aula se encontram fora do seu espaço
habitual ou possuem elementos/diferenças que antes não existiam. Essa dinâmica
reforça a ideia de que o espaço, objeto maior da Geografia está em constante
alteração/transformação por meio das atividades humanas ou da própria natureza.
A segunda dinâmica será realizada da seguinte maneira: a cada aluno será
entregue uma folha em branco, onde eles colocarão seus nomes, e em seguida,
colada nas costas dos mesmos. Os colegas se encarregarão de escreverem palavras
que caracterizem o colega. Ao final, haverá a socialização da turma.
VI. Referências
RUIZ,
Carlos Antonio López; BRAZ, Anajda Marilda Gomes. (orgs). Formação Docente no PIBID/UERN. Mossoró: UERN, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário