Paginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS PIBIDIANOS NA ESCOLA ESTADUAL MARIA EDILMA DE FREITAS

Escola Estadual Profª. Maria Edilma de Freitas
Profª. Supervisora: Lediane Leite Praxedes
Bolsistas PIBID: Brenda Juliany Souza Barbosa de Freitas; John Lennon da Costa
Série: 2º Ano Matutino.
Duração da Aula: 2h/a.

PLANO DE AULA:
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS PIBIDIANOS E DO PIBID/Subprojeto-Geografia

I. Objetivo Geral:

ü  Apresentar o Programa PIBID aos alunos da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual Profª. Maria Edilma de Freitas/Pau dos Ferros- RN, bem como também propiciar a integração entre bolsistas e alunos.



II. Objetivos Específicos:
ü  Compreender a diferença existente entre bolsistas PIBID e ESTAGIÁRIOS;
ü  Ressaltar a importância do PIBID/GEOGRAFIA no processo de ensino-aprendizagem;
ü  Mostrar a relação entre Universidade e escolas da rede básica de ensino, por intermédio do programa;
ü  Propor uma relação íntegra entre bolsistas e alunos, com objetivo de maior aproximação e interação entre ambos;

III. Justificativa:
É pensando na realização do PIBID/GEOGRAFIA e do cumprimento dos seus objetivos e contribuição para com o ensino de Geografia, a educação básica e de nossa formação inicial e continuada que parte a necessidade de conhecer a complexidade escolar e aproximar os alunos da rede pública de ensino às universidades e a sua capacidade de produzir novos conhecimentos e metodologias de ensino, mas, antes disso, a capacidade de pensar por si próprio. Conhecer previamente o programa e participar ativamente dele, durante sua execução, é uma forma de presenciar que ainda existem aqueles preocupados com as necessidades, empecilhos e possibilidades da nossa educação pública brasileira. E para darmos início as atividades é necessária a apresentação formal em sala de aula juntamente com o auxílio da professora supervisora.

IV. Recursos Utilizados:

ü  Projetor de multimídia; slides; imagens; quadro branco; lápis de quadro etc.

V. Metodologia:
Inicialmente serão apresentados os bolsistas PIBID, bem como o programa, fazendo uso de algumas imagens de atividades realizadas anteriormente no PIBID durante o ano de 2014. Realizaremos duas dinâmicas como forma de propiciar a interação e o envolvimento entre os bolsistas e os alunos. A primeira dinâmica se fará por meio do reconhecimento do espaço da sala de aula. Serão escolhidos dois alunos para que se retirem da sala de aula e quando retornarem identificarão quais objetos ou pessoas presentes na sala de aula se encontram fora do seu espaço habitual ou possuem elementos/diferenças que antes não existiam. Essa dinâmica reforça a ideia de que o espaço, objeto maior da Geografia está em constante alteração/transformação por meio das atividades humanas ou da própria natureza. A segunda dinâmica será realizada da seguinte maneira: a cada aluno será entregue uma folha em branco, onde eles colocarão seus nomes, e em seguida, colada nas costas dos mesmos. Os colegas se encarregarão de escreverem palavras que caracterizem o colega. Ao final, haverá a socialização da turma.

VI. Referências

RUIZ, Carlos Antonio López; BRAZ, Anajda Marilda Gomes. (orgs). Formação Docente no PIBID/UERN. Mossoró: UERN, 2013.

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário